Guia de análise de pH em vinhos

Guia de análise de pH em vinhos
2019-07-04
Guia de análise de pH em vinhos

O pH é um dos testes analíticos mais importantes na vinificação. As medições de pH iniciam-se nas vindimas e terminam quando o vinho é engarrafado. A precisão de uma medição de pH terá impacto sobre muitas operações de vinificação, como a fermentação, envelhecimento, clarificação, estabilização e engarrafamento.

Para a maioria dos vinhos, o pH ótimo encontra-se entre 3,0 e 4,0 pH. Apesar de alguns produtores de vinho elaborarem um vinho fora desta gama, tal acarreta o controlo de alguns riscos. Os vinhos na extremidade superior desta gama correm riscos de deterioração.

Uma análise precisa do pH requer o equipamento adequado, uma correta amostragem e uma boa execução. Investir na análise de pH sem o equipamento e processo apropriados é uma perda de tempo e de recursos.

E foi precisamente a pensar nisso que concebemos uma publicação que se foca em como o pH afeta a qualidade do vinho, as ferramentas necessárias para a sua medição no vinho e como utilizar essas ferramentas para obter resultados precisos.


Clique aqui para transferir o nosso e-book Guia de análise de pH em vinhos e descobrir como implementar um programa de análise de pH eficiente.

Partilhar
Twitter     Facebook
ÁREA RESERVADA
Pretende recuperar a sua Password ?
Indique o email e será enviada nova password de acesso.
EMAIL
TITULO
mensagem
TITULO
mensagem
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste website para facilitar a navegação, registo e recolha de dados estatísticos. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade