Apicultores em ação

Apicultores em ação
2023-05-19
Apicultores em ação


A propósito do Dia Mundial das Abelhas, celebrado a 20 de maio, a Hanna Instruments relembra a importância da análise e verificação da qualidade do néctar produzido por estes pequenos insectos voadores. Que, apesar do tamanho reduzido, têm um enorme impacto no equilíbrio dos ecossistemas. A sua importância advém, essencialmente, da sua função polinizadora, que consiste no movimento do pólen entre as plantas, garantindo que as mesmas se fertilizam e se reproduzem.


Voltando ao mel é, portanto, o adoçante natural mais antigo utilizado pelo Homem. Trata-se de um fluido viscoso produzido pelas abelhas principalmente a partir do néctar das flores. Um processo natural que, uma vez mais, confirma o trabalho em equipa de toda uma colmeia! O primeiro passo é a recolha do néctar e juntamente com a enzima invertase, presente na saliva das abelhas, transformam e armazenam-no nos favos onde ocorre a maturação. Para a colheita do mel entram em ação os apicultores. Quem, em seguida, fazem a cuidada verificação dos parâmetros, que determinam a qualidade do mel.

 

Cor do mel


Uma das considerações-chave é a cor do mel. A cor natural do mel pode apresentar várias tonalidades: desde amarelo palha a âmbar, de âmbar escuro a quase preto com um tom avermelhado. A cor do mel não tratado tem origem nas variedades botânicas não tratadas usadas pelas abelhas: por este motivo, a sua coloração permite-nos identificar comercialmente o tipo floral original. A cor do mel tende a escurecer com o tempo, ou a alterar de acordo com o método de conservação ou produção utilizado pelos apicultores, por exemplo. O uso de colmeias antigas, o contacto com metais, a temperatura de conservação, a exposição à luz, etc.


As classes de cor são expressas em milímetros (mm) na escala Pfund, comparados com uma escala analítica padrão referência na graduação da glicerina.

 

 

Para a determinação da cor do mel, a Hanna Instruments apresenta o fotómetro portátil HI96785 específico para o mel. Este aparelho mede a percentagem de luz transmitida do mel em comparação com o reagente de glicerol de grau analítico. O valor de transmitância permite a identificação do grau Pfund do mel. As medições são efetuadas com a utilização de cuvetes óticas quadradas com um percurso ótico de 10 mm. Este equipamento é fornecido com as cuvetes para amostras, tampa de proteção contra a luz, um frasco de Glicerol, entre outros, numa mala rígida de transporte.

 

Humidade


Outro parâmetro de extrema importância é o teor de humidade, pois, é o único critério, que consta nas orientações/ normas de comercialização do mel de abelhas, de acordo com o Codex Alimentarius.

 

O Codex Alimentarius é um conjunto de padrões reconhecidos internacionalmente, códigos de conduta, orientações e outras recomendações relativas a alimentos, produção de alimentos e segurança alimentar.

 

A principal razão deve ao facto que um mel com maior teor de humidade pode fermentar, pois, trata-se de um produto muito suscetível a absorver a humidade do ambiente. Acima de 60% de humidade ambiente o mel retira a humidade desse ambiente, pelo que, o Codex Alimentarius sugere um valor máximo de humidade de 21g /100 g de mel. Daí a necessidade em determinar a humidade no mel.

 

Como solução de base, de forma indireta, é possível avaliar a humidade com a utilização do Refratómetro digital Hanna Instruments HI96801. Isto porque, com este aparelho é possível medir o açúcar até 85% e com isso perceber que o mel tem menos de 15% de água - sendo que a legislação europeia fala no máximo de 20% e sendo comum ter menos de 18% de água.

No entanto, e se pretendemos resultados automáticos e precisos, este procedimento pode ser realizado por uma titulação Karl Fischer, onde é colocada uma amostra de mel com solvente orgânico para posterior titulação com o reagente Karl Fischer para obtenção da % de humidade presente naquela amostra.

 

Como solução de linha profissional a Hanna Instruments apresenta o Titulador volumétrico Karl Fischer HI933, que mede o teor de água compreendido na gama de 100 ppm a 100%. Trata-se de uma nova geração de tituladores volumétricos Karl Fischer. Com funções de última geração num design compacto, este titulador oferece resultados precisos e requer menos espaço de laboratório. Obtenha determinações precisas do teor de água com o toque de um botão.

 

Existem, no entanto, outros parâmetros a ter em consideração como o pH, a acidez e outros, para os quais a Hanna Instruments oferece uma variada gama de equipamentos e soluções. 

Consulte-nos para conhecer os aparelhos que melhor se adequam às necessidades do seu negócio.

 

 

- Foto de Bianca Ackermann na Unsplash


Partilhar
Twitter     Facebook
ÁREA RESERVADA
Pretende recuperar a sua Password ?
Indique o email e será enviada nova password de acesso.
EMAIL
TITULO
mensagem
TITULO
mensagem
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste website para facilitar a navegação, registo e recolha de dados estatísticos. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade