A importância do pH nos lacticínios

A importância do pH nos lacticínios
2022-07-18
A importância do pH nos lacticínios

O teste do pH do leite e dos produtos lácteos é de importância vital para testar as impurezas e os sinais de infeção tanto no momento da recolha do leite como no ponto de entrega. No processo de esterilização, a verificação do pH é importante, pois quanto mais baixo for o pH, mais rápido será o processo. No entanto, valores mais baixos de pH no leite podem também indicar que os bovinos produtores transportam infeções leucocitárias, tais como mamites.


O pH no leite/ queijo 

O leite a ser utilizado no processo de fabrico do queijo deve ser de excelente qualidade. O seu valor de pH decide se o queijo será mole ou duro. O pH também é verificado durante a pré-preparação do queijo, a acidificação do leite e a maturação das natas. A multiplicação de patogénica de variedades frescas e macias pode abrandar drasticamente, assegurando que o pH se mantenha dentro da gama 4.1 - 5.3. 
Fig. 1 Elétrodo de pH HALO2 Wireless para leite HI9810342

O pH na manteiga 

O controlo do pH é muito importante no processo de fabrico da manteiga. Após pasteurização, a nata é arrefecida e deve ser mantida a um valor rigoroso de pH entre 6,70 e 6,85 para gerar manteiga doce. Para fabricar manteiga azeda, são adicionados extratos de ácido cítrico para acidificar a nata a um pH de 4,6-5,0. Com a maioria dos produtos de manteiga, um valor de pH mais baixo aumenta o prazo de validade do produto. 


O pH no iogurte 

Ao produzir iogurte, o arrefecimento do leite fermentado só pode começar quando a acidificação tiver atingido um valor de pH de 4,4 a 4,6. Quanto aos iogurtes frutados, o valor de pH da fruta adicionada deve ser o mesmo que o próprio iogurte para evitar quaisquer reações indesejáveis no final do ciclo. Idealmente, um produto de iogurte acabado deve ter um pH de 4,0 a 4,4 para uma conservação mais longa. 
Fig. 2 Medidor de pH/temperatura Foodcare para alimentos e laticínios HI99161

A HANNA está comprometida a apoiar os produtores de lacticínios a maximizar a qualidade e a minimizar o os resíduos durante o ciclo de produção, para que se possam concentrar na inovação e sustentabilidade. Como tal, enquanto referência mundial no desenvolvimento de instrumentação eletro-analítica e com uma experiência de mais de 40 anos, a HANNA apresenta soluções seguras, precisas e simples para dar resposta aos distintos mercados onde atuamos.


Esquema do processo de produção do queijo:

Receção do leite (clique AQUI)


Pasteurização (clique AQUI)


Produção (clique AQUI)


Banho de Sal (clique AQUI)


Cura e Maturação (clique AQUI)



Os nossos Técnicos Especializados estão disponíveis para aconselhar e apoiar na escolha das melhores soluções para cada fase do seu negócio.


Partilhar
Twitter     Facebook
ÁREA RESERVADA
Pretende recuperar a sua Password ?
Indique o email e será enviada nova password de acesso.
EMAIL
TITULO
mensagem
TITULO
mensagem
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste website para facilitar a navegação, registo e recolha de dados estatísticos. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade